sexta-feira, 22 de abril de 2011

Curiosidades da Bíblia

A Bíblia é uma coleção magnífica de Livros e nela contém ensinamentos que se sobressaem sobre todos os livros já escritos. Não há livro maior. A Bíblia é uma fonte comprovada de inspiração divina e um código universal de justiça e moral.
A Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento com 39 Livros e Novo Testamento com 27 Livros, totalizando 66 Livros. Cada Livro da Bíblia se apresenta divido em capítulos, e estes em versículos. O Velho Testamento contém 929 capítulos e o Novo Testamento contém 260 capítulos, totalizando 1.189 capítulos. Os capítulos, por sua vez, são subdivididos em versículos.
Com relação aos versículos da Bíblia a quantidade pode variar conforme as versões. Por exemplo, farei uma comparação entre duas versões que possuo de João Ferreira de Almeida: a Edição Revista e Corrigida, Edição de 1995, com 31.105 versículos, sendo 23.148 versículos no Velho Testamento e 7.957 versículos no Novo Testamento e, a Revista e Atualizada no Brasil, Segunda Edição, com 31.104 versículos, sendo 23.147 versículos no Velho Testamento e 7.957 versículos no Novo Testamento.
A diferença entre as duas versões está no Livro dos Juízes, sendo que na Edição Revista e Corrigida, Edição de 1995, o final de Juízes 5:31 se torna o versículo 32 – “E sossegou a terra quarenta anos”. Na Revista e Atualizada no Brasil, Segunda Edição, o Livro dos Juízes, capítulo 5, finaliza com 31 versículos pois, o versículo 32 está inserido no versículo 31.
O maior Livro da Bíblia é Salmos, com 150 capítulos e o menor é a Segunda Epístola do Apóstolo João, com 1 capítulo composto de 13 versículos.
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo número 119, com 176 versículos. O menor capítulo da Bíblia é o Salmo número 117, com apenas 2 versículos.
O maior versículo da Bíblia é Ester 8:9. Já o menor versículo varia conforme a versão. Na Revista e Atualizada é Jó 3:2 – “Disse Jó: com apenas 7 letras. Na Revista e Corrigida é Êxodo 20:13 – “Não matarás., com 10 letras.
Há 5 Livros na Bíblia que tem apenas 1 capítulo: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
O Novo Testamento na versão Revista e Atualizada no Brasil, Segunda Edição, tem 3 Livros que terminam com ponto de exclamação (!) precedida da palavra amém: Romanos, Gálatas e Judas. Os outros 24 Livros terminam com ponto final (.).
O Novo Testamento na versão Edição Revista e Corrigida, Edição de 1995, tem 24 Livros que terminam com ponto de exclamação (!) precedida da palavra amém. Os outros 3 Livros terminam com ponto final (.): Atos dos Apóstolos, Tiago e III João.
Em toda a Bíblia, nas versões Revista e Atualizada e Revista e Corrigida, há 3 Livros que terminam com ponto de interrogação (?): Lamentações, Jonas e Naum.
Na versão Revista e Atualizada, há na Bíblia 4 Livros que terminam com ponto de exclamação (!): Salmos, Romanos, Gálatas e Judas. Já na versão Revista e Corrigida temos 25 Livros que terminam com ponto de exclamação (!).
Na Bíblia há apenas um capítulo que termina com dois pontos (:), capítulo 21 de Atos dos Apóstolos.
Todos nós sabemos que a Bíblia é produto de mãos humanas, pois, foram aproximadamente 40 pessoas que a compuseram. No entanto, o autor da Bíblia é Deus e seu interprete por excelência é o Espírito Santo e nela o tema central é Jesus Cristo.
O Velho Testamento termina com a palavra maldição, mas o Novo Testamento finaliza com uma benção: Ap 22:21 – “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém! (Edição Revista e Corrigida, Edição de 1995).

Celso Novaes.