terça-feira, 3 de maio de 2011

Arrependimento

Arrepender não é um ato simples de pedir desculpas. O arrependimento vai muito mais além. Pedimos desculpas a alguém quando reconhecemos que em determinado momento nossas atitudes ocasionaram rupturas em um relacionamento. O arrependimento exige mudança de atitude e de mente, ou seja, devemos nos arrepender até por aquilo que pensamos que não cometemos, “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós (1 João 1.8).
Todos nós estamos destituídos da glória de Deus porque todos nós somos pecadores, “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3.23). Sendo assim, o arrependimento é essencial para a reconciliação com Deus. Por isso, devemos ter uma mudança de atitude e de pensamento, além de uma mudança de nossa própria conduta em relação a tudo que não agrada a Deus.
Arrependimento também é diferente de remorso. Muitos confessam que aceitam Cristo como seu Salvador e até choram aos pés do Senhor. No entanto, no outro dia estão agindo da mesma forma que agiam antes. Certamente não houve arrependimento. Aquele momento de entrega foi pura emoção levado pelo sentimento de remorso. Não houve conversão, não houve mudança de atitude, não houve arrependimento. Não se tornou uma nova criatura, “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5.17). A nova criatura, portanto, muda de atitude com relação ao pecado e essa mudança torna-se perceptível no seu relacionamento cotidiano com o mundo.
Ainda é possível obter perdão e misericórdia de Deus através do arrependimento, para isso devemos seguir os conselhos do Profeta Isaías, “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar (Isaías 55.7). Note que Deus é grandioso em perdoar, no entanto, isto está condicionado à tomada de algumas atitudes, entre elas, que o homem pecador deixe os seus caminhos e pensamentos e se volte em direção ao SENHOR.
Para obtermos o perdão de Deus só há um caminho, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purifica de toda injustiça (1 João 1.9). Aqui, através de sua palavra inspirada, ó próprio Deus nos garante perdão. Por outro lado, quando pedimos desculpas por um ato falho ao nosso semelhante ficamos na expectativa de que ele aceite ou não as nossas desculpas. Com relação a Deus temos a garantia de sermos perdoados, desde que nossa confissão seja sincera e voluntária.
Portanto, o segredo é confessar e ter uma vida transformada, “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia (Provérbios 28.13). Se confessarmos os nossos pecados e deixarmos de praticá-los Jesus nos faz livres da escravidão do pecado mas, para isso temos a responsabilidade de vivermos longe do pecado, “não participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro (1 Timóteo 5.22b). Este foi o conselho que Paulo deu ao jovem Pastor Timóteo que por consequência é muito útil para nós também.
Celso Novaes.