segunda-feira, 9 de maio de 2011

Planos

Para fazer planos é preciso ter objetivos. Uma vez que se tem um objetivo, o plano deve ser estruturado através de metas que nos ajudará a superar obstáculos. Ter objetivo na vida é importante porque ele tem o poder de nos fazer enxergar além das barreiras e dificuldades. A visão não se perde pelo caminho mas, passa a ser centrada no alvo.

Os empecilhos que surgem pelo caminho não serão motivos de nos fazer desistir de nossos sonhos, mas, fazer com que a conquista se torne muito mais valiosa. Sendo assim, um plano bem elaborado contemplará todas as metas que assegurará a vitória em direção ao nosso objetivo.

Todos nós podemos e devemos fazer planos. O próprio Deus, através de sua palavra diz: “O coração do homem pode fazer planos(Provérbios 16.1a). Assim, temos o direito de sonhar e desejar alguma coisa. No entanto, para realizar os nossos sonhos devemos planejar e traçar metas que nos leve ao objetivo final.

As metas são importantes porque são elas que vão compor os nossos planos. Nossos objetivos só poderão ser alcançados quando traçamos metas que direcionam a nossa caminhada. Se o nosso objetivo não tem metas, fatalmente esse objetivo se tornará em um sonho distante e irrealizável.

No entanto, para atingirmos o nosso objetivo, além das metas, temos que determinar um conjunto de ações a serem seguidas. Essas ações têm de estar devidamente delineadas em um plano cujo papel é determinar as fases de conquistas ao objetivo almejado. Portanto, as metas são importantes porque são elas que determinarão a conquista, passo a passo, de nosso objetivo.

Há uma coisa que contribui significativamente para impedir as pessoas de atingirem seus objetivos: a falta de ação. Sem ação não há conquistas. Muitos querem realizar seus sonhos, só que desejam conquistá-los com os menores esforços possíveis. Atitudes assim tornam os sonhos utópicos.

Deus deseja que todos os homens e mulheres façam planos. É Deus que diz em sua palavra “O coração do homem pode fazer planos(Pv 16.1a). E quando Deus diz que o homem pode fazer planos, Ele está nos dando grandes responsabilidades. Portanto, temos a responsabilidade de pensar, ou seja, usar o nosso raciocínio para agir.

A parte “b” do versículo 1 de Provérbios, capítulo 16, pode parecer contraditório com a parte “a”. Mas se analisarmos o texto vemos que o mesmo é completo e perfeito. Vamos verificar o texto: “mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR” (Pv 16.1b). Aqui, Deus está nos dizendo que temos a capacidade de racionar de tal forma que saberemos discernir se tal plano é ou não é da vontade de Deus para nossas vidas.

Por outro lado, com a capacidade de discernimento que Deus nos dotou, mesmo que o nosso objetivo esteja correto, as metas para conquistá-lo podem não estar contempladas de forma correta em nossos planos. Então, é hora de revermos nossas metas e prosseguir sempre. Parar nunca.

Deus sabe o que é melhor para nós, no entanto, Ele deseja que seus filhos sejam atuantes e sonhadores, que tenham metas e, principalmente, sejam lutadores para serem conquistadores. Não seremos vencedores se não tivermos ações para superarmos os desafios que tentam impedir a conquista de nossos objetivos.

Os planos de Deus com certeza são infinitamente melhores do que os nossos. Deus nos deu capacidade para raciocinar e nos dotou de desejos “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração(Salmos 37.4). Por isso, devemos planejar muito bem os nossos objetivos.

Devemos refletir sempre e também questionar: será que os nossos planos são os planos que Deus tem preparado para nossas vidas? Será que os desejos do nosso coração são os desejos do coração de Deus? Que possamos refletir e agradar ao Senhor porque se assim agirmos com certeza ele satisfará os desejos do nosso coração.

Celso Novaes.