quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A evolução da internet

A criação do WWW (World Wide Web) ou simplesmente Web, por Tim Berners-Lee, revolucionou e possibilitou o estabelecimento de vínculos comunicativos com milhões de pessoas em todo o mundo. Desde então, muitas pessoas tem compartilhado conhecimentos através de uma extensa rede de computadores interconectados entre si.

Nos primeiros anos poucas pessoas tinham acesso ao conteúdo da rede, uma vez que a rede era alimentada com documentos, às vezes, confidenciais por suas características de investigação comercial, industrial ou mesmo ideológica. No entanto, com o passar do tempo percebeu-se o grande potencial que se poderia ter com o surgimento deste invento. Assim, através da internet houve a possibilidade de iniciar um grande intercambio de informação com variedade de temáticas e com isso surgiu à necessidade de compartilhar informações de forma que pudessem ser acessíveis a um número maior de pessoas espalhadas em todas as regiões do mundo. Essas informações estão armazenadas em servidores Web que podem ser acessadas em qualquer momento de qualquer lugar.

Hoje em dia, a internet é um meio global de comunicação e faz parte do cotidiano de nossas vidas. Segundo informações, acessadas via internet, no Brasil, a cada ano que passa, cresce o número de pessoas que passam a ter contato com este meio dinâmico de informação, entretenimento e interatividade. É comum utilizarmos a internet para comprar uma pizza e até mesmo um note book de última geração. Este meio de comunicação massivo tornou-se um dos mais populares pelo simples fato de que sintetiza em si outras formas de comunicação, como um texto que podemos digitar e enviar, receber informações com meios gráficos e audiovisuais, etc. Antes se quiséssemos ler um jornal tínhamos que comprá-lo, hoje com um só click podemos ter ao nosso alcance o noticiário local, e também o jornal de qualquer parte do mundo.

A internet está se tornando tão comum às pessoas que poucos sabem sobre sua evolução e a grande maioria não são capazes de responder: O que é internet? Se me fizessem esta pergunta antes de aventurar-me pela rede pesquisando o que é internet, certamente minha resposta seria confusa e pouco objetiva. No entanto, após ler em vários sites comentários diversos sobre o que é internet, agora, já me encontro preparado para responder de forma simples que internet é uma rede de redes sem monopólio.

Insistindo na pesquisa sobre o que é internet, continuo adquirindo conhecimento e com as informações que acabo de obter na rede mundial sobre a evolução da internet, eu diria que a internet não só se encarrega de conectar computadores, mas também interconecta redes de computadores entre si. Uma rede de computadores se define como um conjunto de máquinas que estabelecem comunicação recíproca através de algum meio (fibra ótica, cabo coaxial, linhas telefônicas, via satélite, etc).

A internet proporciona ligações entre redes pequenas que por sua vez, permite ampliar sua cobertura quando passa a formar parte de uma rede global. A formação dessa rede global só é possível porque é utilizada uma linguagem comum entre as máquinas que nos garante a comunicação entre os diferentes usuários.

A evolução da Web é contínua; a princípio tínhamos apenas textos, depois chegaram às imagens acompanhando textos, com isso apareceram as primeiras animações, as primeiras ferramentas interativas e a evolução a todo instante continua. A evolução tem início, mas o seu fim é insuperável, por isso, a internet evoluirá constantemente.

Celso Novaes